Instando o WordPress do Zero Passo-a-Passo
Pessoal nesse post iremos abordar um pouco sobre WordPress, vou falar um pouco sobre ele e abordar sua instalação passo a passo, mais pra frente vou voltar com esse tema um pouco mais a fundo. Para quem não conhece e/ou nunca ouviu falar sobre WordPress segue uma breve explicação:
“WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais. ”
“O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdo. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito. ”
“O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP”
Fonte: wikipedia.org
Agora que conhecemos essa maravilhosa ferramenta iremos instalar e começar a usar, qualquer um pode criar seu blog com o WordPress, não é preciso ter conhecimentos técnicos muito avançado, sabendo o basicão você vai conseguir.
Ambiente do Lab
O sistema operacional que estou utilizando é um Ubuntu Server 12.04, você pode ficar à vontade para usar o SO e/ou a distro que você preferir.
Obs: Caso você esteja utilizando uma distro diferente os comandos, pacotes e/ou caminhos podem ser diferentes.
Para começar iremos instalar os pacotes necessários para rodar nosso WordPress, no seu terminal execute:
# apt-get install apache2 apache2-utils php5 libapache2-mod-php5 php5-mysql mysql-server
Durante o precesso de instalação terá que definir a senha de root do mysql, quando a instalação terminal iremos entrar no MySql e criar o banco para o nosso WordPress, para acessar faça:
# mysql -u root -p
Depois crie a base de dados com o comando abaixo, no caso coloquei o nome wordpress, você pode ficar à vontade para escolher o seu:
mysql> CREATE DATABASE wordpress;
Agora defina as permissões para o usuário e a senha do “rapaz”, estou utilizando o usuário joao e senha popai, mais uma vez mude os nomes de seu gosto:
mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON wordpress.* TO 'joao'@'localhost' IDENTIFIED BY 'popai';
Execute esse comando para atualizar as permissões:
mysql> FLUSH PRIVILEGES;
Saia:
mysql> EXIT
Depois de configurar nosso MySql é hora de partir para o WordPress propriamente dito, vamos acessar o diretório raiz do apache e baixar o wordpress:
# cd /var/www/
# wget http://wordpress.org/latest.tar.gz
Agora descompacte o arquivo:
# tar -xzvf latest.tar.gz
Depois mude as permissões do diretório e reinicie o apache:
# chown -R www-data:www-data wordpress/
# service apache2 restart
Nosso WordPress está quase pronto, vamos abrir o browser e acessar nosso servidor:
http://o-ip-do-servidor/wordpress/
Você irá ver a seguinte tela, clique em create a configuration file:
Agora clique em Let’s go:
Preencha os campos abaixo de acordo com o que você fez no MySql, coloque o nome do banco usuário, senha, endereço do BD, no caso localhost mesmo e depois o prefixo das tabelas, coloque algo diferente do padrão, depois clique em Submit:
Clique em Run the Install:
Nos campos abaixo preencha o título do site, usuário, senha e email, depois clique em Install WordPress:
Clique em Login:
Agora e só logar e começar utilizar essa ferramenta maravilhosa, nos próximos posts vou mostrar como utilizar o WordPress em detalhes, trocar temas, menus, plug-ins e etc.. Bem galera é isso ai até a próxima.
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018