Repare e Otimize Todos os Seus Bancos de Dados Com o Mysqlcheck
Pessoal segue abaixo a dica publicada pelo Marcos A.T. Silva no site Código Fonte.
Se você é um desenvolvedor web, administra um servidor ou até mesmo lida com sites que possuem bancos de dados MySQL, o comando abaixo pode ajudar bastante. Com ele, de uma vez só, você poderá analisar, otimizar e reparar todas as tabelas de todos os bancos de dados existentes no máquina.
Com o tempo e a utilização diária, as tabelas dos bancos de dados podem ficar fragmentadas. Grandes quantidades deupdates e inserts, dentre outras operações, podem causar problemas, principalmente se a devida manutenção não for realizada. O banco de dados pode ficar lento, sobrecarregado, por exemplo.
Nestes casos podemos realizar a manutenção através do próprio phpMyAdmin, mas e se possuímos em um mesmo servidor (ou em vários), diversos bancos de dados MySQL? Dezenas, quem sabe, com uma quantidade enorme de tabelas, talvez? Nada mais fácil, rápido e simples, então, que utilizar o Mysqlcheck.
O Mysqlcheck é um comando para manutenção em tabelas. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, e somente funciona com o mysqld, ou seja, o servidor MySQL, rodando. Isto é uma grande vantagem, não é? Existem diversas opções que podem ser utilizadas com o Mysqlcheck, mas nesta dica iremos mostrar como analisar, reparar e otimizar todos os bancos de dados de um mesmo servidor, ao mesmo tempo.
Faça login como root em seu servidor e digite o seguinte comando:
mysql> mysqlcheck –Aor
Repare que:
- A = analyze (analisar)
- o = optimize (otimizar)
- r = repair (reparar)
Após a digitação do comando, basta aguardar. O processo poderá demorar mais ou menos tempo, dependendo da configuração da máquina, do tamanho e da quantidade de banco(s) de dados, etc. Procure também determinar previamente qual é o horário de menos “movimento” e realize o procedimento acima em tal horário, para evitar sobrecarga no servidor.
Obs: Lembrando que é muito importante realizar um backup extra antes de qualquer procedimento em seu banco.
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018