Como Instalar e Configurar o Storage FreeNas 9.2.1.6
Pessoal, nesse post iremos abordar um passo-a-passo de como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNas. Mas caso você esteja se perguntando, “Que negócio é esse de FreeNas e Storage?”, calme, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.
Explicação Teórica do NAS
Explicação Teórica do FreeNas
Descrição do Ambiente de Laboratório
Estamos utilizando uma VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 Mb de Ram, 1 core do processador Core2Duo e 3 Discos Virtuais, sendo eles um de 2 Gb e dois discos de 20 Gb cada.
Baixando o FreeNas
Bem antes de começar a fazer qualquer coisa precisamos obter a ISSO de instalação, para isso acesse a página de download do FreeNas e baixe a ISSO de acordo com a arquitetura do seu hardware. Veja a imagem abaixo:
Instalando Passo-a-Passo
Depois de baixar a ISO vamos começar a instalação do FreeNAs, antes é necessário criar uma VM no VirtualBox, caso não saiba como acesse: Criando uma VM no VirtualBox. Depois de iniciar a VM com a ISSO no drive será apresentada a seguinte tela.
Após o carregamento do sistema será mostrada a tela com a opção de instalação e/ou atualização, selecione a primeira opção e dê enter.
Depois você verá uma tela com os discos contidos na VM, selecione o disco de 2 Gb e pressione enter.
Depois de selecionar o disco você será questionado se realmente deseja instalar o sistema nesse HD e é avisado que todos os dados contidos nele serão apagados, selecione Yes e é so esperar o sistema ser instalado, é tudo bem rápido.
Quando a instalação terminar você será informado que tudo ocorreu bem, dê OK, remova a ISO e reinicie a VM.
Depois que você reiniciar a VM é só esperar o sistema ser carregado, será apresentada a tela abaixo, verifique o IP que o FreeNas recebeu e acesse esse IP pelo seu navegador de preferência.
Quando você acessar o FreeNas pelo navegador, você será solicitado para criar uma senha para o usuário root, assim como a imagem abaixo.
Depois que você acessar página inicial do FreeNas clique em “Settings” e mude as configurações básicas de acordo com suas preferências, na imagem abaixo nós alteramos as configurações de protocolo, endereço de acesso, idioma, teclado e hora.
Conclusão
Pronto, seu Storage FreeNas já está instalado e pronto para ser usado, lógico que ainda será preciso configurar os serviços nele, mas não se preocupe, nos próximos posts nós do Guia do Ti iremos abordar a configuração desses serviços. Espero que tenham curtido. Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook e comentar. Abraços e até a próxima.
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018
Parabéns pelo post Ricardo, estou lutando na configuração do Freenas, principalmente no serviço LDAP, espero que aborde numa próxima essa ferramenta que o Freenas disponibiliza.Sucesso
Oi Elisa,
Obrigado. Posso abordar sim, só tenho que dar uma olhada na documentação antes, pois nunca configurei o serviço de LDAP no Freenas, o próximo post vou fazer do serviço iSCSI. Abs.
Ola, Muito obrigado pelo post, gostaria de saber se no Freenas existe alguma ferramenta para eu saber quando um usuário apagou uma pasta ou modificou de alguma forma a mesma. Vi que tem uma seção de relatorios porém a mesma esta desativa e não sei cimo ativar.
Grato desde já!
Oi Davi,
Não saberia te passar essa informação agora, mas acho que você pode encontrar algo sobre isso na documentação do Freenas http://web.freenas.org/images/resources/freenas9.2.1/freenas9.2.1_guide.pdf.
Abraços []’s
Boa Noite Ricardo, Gostei do post, porém fiquei com algumas dúvidas, poderia me ajudar? é o seguinte, vi que vc instalou o freenas num hd de 2GB e com outros 02 hd de 20GB, o que entendi foi que instalou o S.O no de 2GB e os outros 02 são para arquivos e backup,´esta correto minha informação? agora lhe pergunto, queria montar um com 02 hds de 02 TB porém o primeiro sendo usado para arquivos e o segundo como raid (espelhando o primeiro), seria melhor eu instalar o freenas em um hd menor e deixar os dois hds livres pra criar hd de arquivo e hd de backup ou posso instalar no de 02 tb e usar o restante do disco pra trabalhar com arquivos?
Obrigado pela força!
Correto, a instalação foi no HD de 2Gb. É aconselhado q a instalação seja feita em um HD separado, abs.
Boa tarde amigo, quero implantar o freenas em um cliente, porém ele já tem um hd anexado a um servidor de compartilhamento “Win”.
É possivel colocar este HD já com os arquivos no freenas sem precisar formatar?
gostaria de saber como faço para configurar o freenas para ingressar em um dominio samba4, onde seja possível dar permissões nas pastas dos servidor freenas e sef acessado pelos usuário do dominio.
Valeu.
Esse sistema não permite aplicar permissões de acesso para um “grupo” somente para “usuários” e mesmo assim não descobri como aplicar permissões diferentes para múltiplos usuários no mesmo compartilhamento! 🙁