Vulnerabilidade No Samba 4
Pessoal hoje venho até vocês para informar sobre a última vulnerabilidade do Samba. Para quem não sabe nada sobre o samba segue uma breve descrição.
Breve Descrição do Samba Linux
Para mais informações sobre o Samba acesse: Wikipedia e/ou Guia Foca. (Irei postar um artigo sobre o Samba 4 em breve, aguardem)
Descrição da Vulnerabilidade
Todas as atuais versões do samba 4.x.x são vulneráveis a execução de código remoto no daemon do serviço nmbd NetBios. Um usuário malicioso pode enviar pacotes que podem reescrever na heap do daemon do serviço de nome nmbd NetBios. Com isso pode ser possível gerar uma vulnerabilidade de execução remota de código como superusuário (Root). Essa vulnerabilidade foi corrigida no dia 01/08 pela equipe doSamba.org.
As atuais versões 4.1.11 e 4.0.21 do Samba corrigem esse problema. Então é imprescindível que você atualize seu samba para a versão mais recente o mais rápido possível. Os patches para versões antigas do Samba são encontrados em Patches Samba.
Créditos
Essa vulnerabilidade foi descoberta e corrigida por Volker Lendecke, membro da equipe de desenvolvimento do Samba. Você pode encontrar as versões atuais nos seguintes links: 4.1.11 e 4.0.21. Para mais informações acesse Samba.org.
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018