“Preservativo” USB Promete Proteger Dispositivos do Malware
Há ideias para tudo no que toca ao malware. Uma das últimas modas é criar malware nas portas USB públicas que permitem carregar dispositivos móveis. É verdade, há gente com imaginação muito fértil, e como não podemos deixar de ter o smartphone ou o tablet sem energia, é tentador colocar o cabo no buraquinho USB para carregar a bateria. Um descuido e o seu dispositivo poderá ficar infectado.
Para grandes males, grandes e inteligentes remédios. Um projecto crowdfunding quer criar um “preservativo” USB para proteger os dispositivos sempre que os liga em portas pouco, ou nada, fidedignas.
Para facilitar o acesso à energia, alguns locais públicos disponibilizam pontos de carregamento USB para dispositivos móveis. Estas portas estão a ser utilizadas para infectar os dispositivos com malware grotesco, isto é, imagine o que poderá acontecer quando a câmara do seu smartphone, o microfone, o armazenamento, as teclas ou os dados GPS passam a estar no controlo do “ladrão” que colocou este malware… Assustador, verdade?
Então, para quem usa e abusa destas soluções, até de cabos “armadilhados”, foi agora criado um dispositivo, uma espécie de preservativo electrónico que mais não é que um adaptador que estará entre o seu dispositivo e a porta USB de sistemas de terceiros.
Mas como funciona?
O “USBCondom” impede a troca acidental de dados quando o dispositivo está ligado a um computador ou estação de carregamento com um cabo USB. O preservativo USB vai actuar no corte dos pinos de dados no cabo USB e permite unicamente que sejam utilizados os pinos de alimentação para carregar o dispositivo. Desta forma este preservativo previne o chamado “juice jacking”.
A campanha de crowdfunding ultrapassou largamente os seus objectivos. Estas “camisinhas” custam apenas 10 dólares, mas quem comprar 100, o preço fica por 499 dólares, baixando para 4.99 dólares a unidade.
Este dispositivo foi criado por uma empresas de consultoria de segurança, a Xipiter, que já iniciou a produção do USBCondom e testou o produto num alargado leque de cenários, o que poderá dar boas indicações que o prometido seja devido.
Claro, tenha sempre muita atenção, cuidados e caldos de galinha… nunca são demais!
From: Pplware.sapo
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018